Todos
Os melhores projectos de reabilitação urbana de 2018 foram conhecidos esta quarta-feira em Braga. Lisboa, Porto, Matosinhos, Marco de Canaveses e Arouca são os concelhos premiados este ano, acolhendo as intervenções de reabilitação urbana que conquistaram a vitória nas dez categorias a concurso. A entrega do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana realizou-se no espaço Colunata Eventos, no parque do Bom Jesus, em Braga, reunindo mais de 300 pessoas.
Artigo completo: https://www.turisver.com/verride-palacio-santa-catarina-e-exemplo-de-reabilitacao-urbana-para-o-turismo/
Foto: Turisver.com
O Le Monumental Palace Hotel, localizado na cidade do Porto, é o vencedor do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2019, na categoria “Turismo”.
Os vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2019 foram anunciados na quinta-feira, 9 de Maio, numa cerimónia que reuniu cerca de 250 pessoas. Lisboa, Porto e Coimbra acolhem os projectos distinguidos em 10 categorias, às quais concorreram 80 projectos num total de 213.000m² de área de intervenção distribuída por 20 concelhos de Norte a Sul do país.
Artigo completo: https://www.turisver.com/le-monumental-palace-hotel-galardoado-a-nivel-da-reabilitacao/
O nome não engana. O República 37 fica na Avenida da República, em Lisboa, mais precisamente do lado esquerdo de quem sobe do Saldanha para o Campo Pequeno, a apenas dois quarteirões da pastelaria Versailles e na esquina com a Avenida Miguel Bombarda. Construído no século XIX, não é um edifício pequeno — tem quase cinco mil metros quadrados (m2) — e o seu desenho apalaçado e a fachada curva não o deixam passar despercebido. Muito menos agora que foi totalmente recuperado e reconvertido no seu uso original, ou seja, habitação.
Artigo completo: https://expresso.pt/economia/2018-05-13-Edificio-Republica-37-em-Lisboa-ganha-tres-premios#gs.bp9hmy
Foto: expresso.pt
Em 2010, a Associação Europeia de Clubes introduziu o conceito dos Prémios Internos ECA. O objectivo destes prémios é o de recompensar o excelente desempenho de clubes, felicitar e incentivar os melhores desempenhos, dar apoio à gestão do clube e fortalecer as relações entre os clubes membros da ECA.
O prémio atribuído ao Estádio do Dragão foi resultado da forte procura pela sustentabilidade em que o projecto se baseou, nomeadamente pela:
Segundo a ECA, o sucesso do projecto pode ser avaliado através dos seguintes números referentes aos anos de 2006/07 e 2008/09:
Este prémio pretende distinguir obras onde são notáveis as preocupações com a qualidade do edificado e do espaço público, a crescente relevância das questões ambientais e de sustentabilidade, a reabilitação e adaptação a novas funcionalidades de imóveis construídos, a reabilitação integrada de conjuntos urbanos e o aprofundamento do conhecimento nestes domínios.
Da autoria dos Arq. Álvaro Siza Vieira e António Madureira, este empreendimento contou com o projecto da nossa empresa nas especialidades de electricidade, segurança e telecomunicações, onde os princípios da sustentabilidade e da eficiência energética são marca dominante.
O prémio “Arquitectura Sustentável” nasce da vontade de premiar a arquitectura que saiba relacionar-se de uma forma equilibrada com o ambiente, que seja pensada para a satisfação das necessidades do Homem e capaz de satisfazer, ao nível de consumo dos recursos, as necessidades das gerações actuais sem limitar as das gerações futuras.
Nestas casas foram incorporados sistemas de painéis foto-voltáicos na cobertura, com uma potência de 2,2 KW e autonomia de 72 horas. O sistema de comando e gestão de energia é efectuado por EIB.
Criado em 2000, o “GreenLight” consiste num programa voluntário através do qual organizações privadas e públicas se comprometem perante a Comissão Europeia a reduzir o seu consumo de energia na iluminação, diminuindo assim as emissões poluentes. Atribuído em Frankfurt pela organização “Greenlight”, este prémio galardoou o projecto de iluminação desenvolvido pela LIGHTPLAN no Estádio do Dragão, do Arq. Manuel Salgado, pelos bons resultados obtidos em termos de eficiência energética.