Homepage
 
Prémio Best Achievement 2010
ECA (European Club Association) 2010
ESTÁDIO DO DRAGÃO | FUTEBOL CLUBE DO PORTO

Em 2010, a Associação Europeia de Clubes introduziu o conceito dos Prémios Internos ECA. O objectivo destes prémios é o de recompensar o excelente desempenho de clubes, felicitar e incentivar os melhores desempenhos, dar apoio à gestão do clube e fortalecer as relações entre os clubes membros da ECA.
O prémio atribuído ao Estádio do Dragão foi resultado da forte procura pela sustentabilidade em que o projecto se baseou, nomeadamente pela:
-Sensibilização à comunidade para as questões ambientais, através de uma série de campanhas publicitárias;
-Redução do consumo de energia;
-Aumento das taxas de reciclagem e diminuição na quantidade de resíduos indiferenciados produzidos.
Segundo a ECA, o sucesso do projecto pode ser avaliado através dos seguintes números referentes aos anos de 2006/07 e 2008/09:
- 10% de redução no consumo de energia;
- 34% de aumento na separação de resíduos;
- 23% de redução na quantidade de resíduos indiferenciados produzidos.


Prémio IHRU - Menção Honrosa
Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, 2010
CASA JOVEM HABITAÇÃO E CONSTRUÇÃO | GUARDA

Este prémio pretende distinguir obras onde são notáveis as preocupações com a qualidade do edificado e do espaço público, a crescente relevância das questões ambientais e de sustentabilidade, a reabilitação e adaptação a novas funcionalidades de imóveis construídos, a reabilitação integrada de conjuntos urbanos e o aprofundamento do conhecimento nestes domínios.
Da autoria dos Arq. Álvaro Siza Vieira e António Madureira, este empreendimento contou com o projecto da nossa empresa nas especialidades de electricidade, segurança e telecomunicações, onde os princípios da sustentabilidade e da eficiência energética são marca dominante.


Prémio "Arquitectura Sustentável" Fassa Bortolo
Concreta 2004 | Exponor
Atribuído pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Ferrara, Itália
MÓDULOS AUTOSUFICIENTES

O prémio "Arquitectura Sustentável" nasce da vontade de premiar a arquitectura que saiba relacionar-se de uma forma equilibrada com o ambiente, que seja pensada para a satisfação das necessidades do Homem e capaz de satisfazer, ao nível de consumo dos recursos, as necessidades das gerações actuais sem limitar as das gerações futuras. Nestas casas foram incorporados sistemas de painéis foto-voltáicos na cobertura, com uma potência de 2,2 KW e autonomia de 72 horas. O sistema de comando e gestão de energia é efectuado por EIB.


Prémio GREENLIGHT 2004
Frankfurt 2004
ESTÁDIO DO DRAGÃO | FUTEBOL CLUBE DO PORTO

Criado em 2000, o "GreenLight" consiste num programa voluntário através do qual organizações privadas e públicas se comprometem perante a Comissão Europeia a reduzir o seu consumo de energia na iluminação, diminuindo assim as emissões poluentes. Atribuído em Frankfurt pela organização "Greenlight", este prémio galardoou o projecto de iluminação desenvolvido pela LIGHTPLAN no Estádio do Dragão, do Arq. Manuel Salgado, pelos bons resultados obtidos em termos de eficiência energética.